quinta-feira, 7 de maio de 2009

Gênero - CORRESPONDÊNCIA










Novo ano iniciou.
Novas turmas. Apesar de
serem 8º séries, mas os alunos e alunas são outros.
Primeiro bimestre. Foi trabalhado um projeto de correspondência, onde eu
expliquei
e falo sobre o projeto no ano de 2008.
Trabalho carta, cartão-postal, telegrama, preenchimento de ficha e envelope.
Já no lab. de informática da escola eles já não fazem mais parte da exclusão e sim inclusão digital. Cada um criou seu email no grupo do Yahoo. Ali vai haver um interagir durante o ano. Começando já no primeiro bimestre.


Neste eu coloco aos poucos os textos da prova Brasil, para ler, discutir e responder no caderno as questões de cada texto.
A carta foi trabalhada em sala. Primeiro expliquei. Foram lidas várias cartas em seguida trocaram carta em sala e enviaram para mim. Junto foi enviado um cartão-postal, onde a maioria não conhece e nunca viu. Expliquei. Após ensinei a fazer um para não errar ao escrever e preencher o endereço. Os alunos(as) compraram, escreveram e enviaram um para mim.
A carta e o cartão-postal foi colocado no correio para aprenderem.
Quanto o telegrama foi mostrado um como envia e como chega para o destinatário. Foi explicado. Quanto o exercício cada aluno preencheu um para o amigo. Este era uma xérox. Também enviaram para mim em xérox, por ser muito caro. Mas sempre tem alguns que querem a prática e enviam o original.
Data show foi trabalhado na sala de vídeo. Antes dos alunos enviarem. Foi dado um tempo de 20 dias para enviarem. Valendo nota.
Estou agora esperando o correio na escola. A empresa vai fazer uma explicação do trabalho do correio. Hoje em dia, o correio vai à escola dar palestra.

26-10-2009. Poderá ver por completo.

Nenhum comentário: